Um pouco de história: Tipos de Rpg 3

07-01-2011 20:21

 

7. Live-Action: Expressão originária da língua inglesa que significa “Ação ao Vivo”, o Live-Action é uma variante do RPG que se assemelha bastante a um teatro de improviso. Nele é realmente um teatro, onde você não precisa seguir um livro ou ter de esperar o mestre falar o cenário, pois você já está nele, não precisa descrever suas roupas, pois em muitos há pessoas que usam as roupas de seu personagem e época. Os combates não são mais feitos através de dados, é usado a diferença entre fichas dos Playes ou uso de jogos simples (cartas de baralho, par ou ímpar, dois ou um, joquempô (pedra, papel, tesoura), jogo da moeda, entre outros. Outro método de combate usado em alguns Live’s o uso de BTC (Batalha Campal - Simulação de batalha medieval ao qual é usadas armas (ex: espadas, lanças) de borracha), ou armas que não machucam (arma d’água ou de paint-ball). Há grupos de BTC aqui no Brasil e fora também, sendo considerado aos poucos para alguns como um meio de esporte e entretenimento, onde o objetivo é simular uma luta e divertir o pessoal, sem agressões e violência. Os mais conhecidos no Brasil são os de São Paulo, Rio de janeiro e Minas. No Live não é usado mestres e sim juízes, onde eles é que estabelecerão os duelos e conversas, jogarão sugestão de idéias e continuação da história aos Players. Eles podem tanto participar só observando ou como players também, sendo chamado a qualquer momento para ajudar ou decidir o combate. O que é mais bem usado em Live são as conversas entre Players, a verdade ela é que decide o rumo da história nos Live’s, em muitos não é aceito o uso de palavrões e palavras obscenas, tanto como insinuações.

Opinião: É um dos que mais recomendo é os de Live-action aos que gostam de encenar e interpretar com estilo, não recomendo aos que tem vergonha e timidez, pois a pessoa não fará ação e ficará parado esperando o jogo terminar. Nesse tipo é muito bom ser feito em terrenos grandes, tipo como praças, praias ou jardins grandes e com bastantes pessoas. O RPG que eu recomendo a ser jogado é Vampire: A Máskara ou RPG’s da Storryteller.


8. Card-Games: Jogos de cartas colecionáveis, também conhecidos como TCG (Tranding Card Game). São jogos de estratégia nos quais os participantes criam baralhos de jogo personalizados combinando estrategicamente suas cartas para derrotar o seu adversário. Este é um estilo que causa muitas confusões, pois, boa parte dos jogadores de RPG não o consideram como um jogo de RPG, pelo fato de não haver uma "livre" interpretação, e sua ações serem basicamente determinadas pelas cartas que são pegas em seu grimório(português) ou como os jogadores chamam, DECK. Apesar de muitas pessoas acharem que Magic: The Gathering foi o primeiro jogo de cartas colecionáveis o primeiro jogo a apresentar os conceitos de construção de decks foi o jogo The Base Ball Card Game, criado pela empresa The Allegheny Card Co. e registrado em 4 de Abril de 1904. No mercado americano era comum desde o inicio do século XX a comercialização de figurinhas de jogadores de Beisebol. Com o passar das décadas outros temas foram incorporados pelos fabricantes: outros esportes, personagens de cinema, heróis de quadrinho, etc. Os JCC surgem da fusão do conceito de cartas de colecionar com os jogos de estratégia. O objetivo varia de jogo pra jogo, assim como suas regras, mas o que todos esses jogos têm em comum são as estampas ilustrativas sobre um determinado assunto. Geralmente belas imagens que encantam os colecionadores; unindo a beleza das imagens ao entretenimento do jogo, esta modalidade de jogos vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil e no Mundo. "Magic: The Gathering" e Vampire: The Eternal Struggle são exemplos do gênero.

Títulos mais famosos: Magic: The Gathering; Vampire: The Eternal Struggle; Legend of the Five Rings; Warlord : Saga of the Storm; Duel Master; Pokémon; Yu-Gi-Oh; Anachronism; Lord of the Rings; Super Trunfo.

Opinião: Para muitas pessoas já não é mais considerado um RPG, entretanto os maiores fãs desse estilo também conhecem os outros tipos de RPG’s e alguns incrementam as cartas como ajuda a explicar o ambiente ou os personagens do jogo (NPC ou PdM), ou até mesmo seus próprios personagens (PJ). Podendo misturar interpretação com as jogadas de cartas e decidindo o rumo da história com as jogadas dos players, tendo que ser um bom mestre para se fazer isso e tendo uma boa imaginação.

 Malk

Tópico: Um pouco de história: Tipos de Rpg 3

comentário

Data: 25-01-2011 | De: Daru

Gostei mais da ideia de adicionar as cartas no rpg :D

Novo comentário