Quem nunca sonhou em ter super poderes?

15-01-2011 15:27

 

Quando somos crianças, temos a mania de escolher um super-herói para fingirmos ter super-poderes. Esses poderes variam desde acidentes radioativos com mutações até mesmo sermos semi-deuses.

E enquanto somos crianças, isso é uma fantasia, que em nosso íntimo pode se tornar realidade. Até que crescemos, e percebemos que isso não passa de uma bobeira infantil que nunca se tornará realidade.

Agora pergunto, até onde os adultos tem razão?

Graças a estudiosos com suas caras enfiadas em livros e pesquisas, cientistas já têm ferramentas que simulam alguns super-poderes que víamos em heróis. Vamos ver cinco super-poderes criados por esses super-heróis fora do comum.

Porco-aranha, porco-aranha. Menos porco, mais aranha.

A maioria das pessoas já assistiram homem-aranha, super-man e uma bateria de super-heróis que desafiam a gravidade. O primeiro poder que iremos comentar, é esse dom de desafiar a gravidade. Imagine-se andar pelas paredes ou telhados, sem riscos de escorregar. Isso mesmo, você seria algo semelhante a uma largatixa.

Ok… Eu sei que ser comparado a uma largatixa não é tão glorioso, quanto ser comparado ao spider-man. Porém, a tecnologia desenvolvida imita a viscosidade de uma largatixa, dando-nos a capacidade de andar pelas paredes. Bom, na verdade, não foi criado com o intuito de imitar os poderes do spider-man, mas sim para dar suporte a robôs que vão ao espaço.

Existem alguns erros a serem corrigidos ainda, uma das coisas em destaque para ser melhorado nesta tecnologia, é que o adesivo é extremamente grudento, e depois de aplicado fica difícil remove-lo.

Mas, quem sabe, com o passar do tempo, não poderemos descartar todas nossas fitas adesivas e usar somente essa cola baseada em largatixas?

Há… Você não me pega!

Lembro quando o filme Matrix foi lançado, a cena do Neo desviando das balas… foi simplesmente incrível. Na época, eu nem era tão crianças. Assumo que desejei ter o dom do Neo. Imagine-se desviando de balas.

Aparentemente isso é impossível. Mas, como o impossível é totalmente possível, a IBM registrou a patente do Bionic Body Armor (nome legal, né?). Essa armadura te daria o dom de desviar de tiros.

Como é possível? É simples… Simples de verdade!
Basicamente seu princípio é emitir ondas eletromagnéticas e buscar em todo o ambiente projéteis que estejam vindo rapidamente na direção da pessoa.
Agora já conseguimos detectar os projéteis, desviar deles (na teoria) é bem mais fácil. Quando for detectado uma bala vindo em sua direção, uma espécie de choque irá estimular (obrigar) os músculos de forma que nosso corpo irá se contorcer a ponto de evitar o contato com o projétil.

E sim… Eu prefiro levar choques e ser pego de surpresa com umas caretas, do que levar alguma bala perdida nas fuças.

Mas essa não é a única forma, existe também uma espécie de armadura liquida. Essa versão usa um tipo de fluído que endurece quando golpeados fortemente por um objeto.

Agora imagine o futuro das guerras?

Espiar o banheiro feminino é coisa do passado!

Com os equipamentos que vimos, já conseguimos nos considerar heróis melhores do que muitos dos famosos. Mas já que habilidades nunca são demais, podemos andar pelas paredes, desviar de balas e para ser melhor, seria legal ser um super espião, um espião que deixaria o 007 com inveja. Então, que tal olharmos através das paredes?

Isso não é dificil de imaginar, já existem diversas máquinas de raio-x por aí. Só que, imagine esse serviço aperfeiçoado e portátil? Esse tipo de serviço será oferecido a policiais, bombeiros entre outros tipos de “heróis”.

A empresa Camero criou Xaver 800, que usa feixes de ondas milimétricas que são capazes de penetrar na parede e projetar  imagens de qualquer coisa que esteja do outro lado.

Eu tenho a força!

Por enquanto, seríamos super-espiões que deixam James Bond se mordendo de inveja. Só que, serviríamos só pra espionagem mesmo! E não tem graça alguma em ser um super-herói sem poder destrutivo. Então, vamos acrescentar nessa lista de super-poderes força-sobre-humana!

A empresa Berkeley Bionics e a Lockheed Martin, construíram o HULC (Human Universal Load Carrier). É um dispositivo semelhante a um esqueleto. Imagine o Wolverine. É a mesma coisa, só que por fora.

O esqueleto transfere o peso para o solo através de uma espécie de patas ergonómicas de titânio. O mais legal dessa invenção, é que não precisa de um joytick e detecta os movimentos e fazendo que a armação os acompanhe de uma forma fluida, como se fosse a armadura do Iron Man.

Aí Pedrão, agora é minha vez!

Agora já podemos ser super-heróis, com tanto poderes quanto o Super-Man. Não se anime, o Batman ainda te derrota facilmente!
Se o Batman morasse em SP, era só fazer chover durante 10 minutinhos, que ele ficaria ilhado em casa. Para ser sincero, eu gostaria de ir para a casa, mas a chuva e os alagamentos não permitem. Então, seria interessante o poder de controlar o clima, o poder da Storm dos X-Men.

O poder de controlar o clima já existe, desde 1940. Ainda não controlamos como a Storm, mas já controlamos os principios. Hoje em dia, essa tecnologia é usada para dispersar nuvens e nevoeiros, suprimir chuva de granizo e aumentar a precipitação de uma chuva. E tudo isso é feito com elementos químicos que são lançados no solo e no ar. Esses elementos não são nocivos a saúde, ao menos, não da forma que é lançado.

Essa habilidade de semear nuvens está em desenvolvimento, e tem muito o que melhorar ainda, mas isso não muda seu incrível potencial.

Agora com alguns poderes, já podemos brincar de super-herói. Na verdade, poderíamos até desafiar alguns deles. Eu gostaria de bater no Super-Man e vocês?