Conheça o ThinEco, o computador de papelão
Foi pensando no bem do meio ambiente que os professores André Ruschel e Ricardo Amorim criaram o ThinEco, um protótipo de computador projetado para consumir menos energia e recursos naturais. Seu gabinete é completamente feito de folhas de papelão que, ao serem prensadas, formam uma estrutura capaz de resistir até 80 quilos. O custo total do gabinete é de R$ 30.
O ThinEco assemelha-se a um netbook. Não tem driver de CD e possuí conector para fonte externa. Funciona com uma placa mãe compatíveis com processadores Atom, da Intel, e é cetificada com o selo Green IT, que classifica equipamentos eletrônicos de acordo com o nível de materiais sustentáveis.
Segundo o criador André Ruschel, o ThinEco é uma alternativa barata e amiga do meio ambiente: “Todas as tragédia naturais que estamos vendo é uma resposta do meio ambiente. Cada vez mais as pessoas vão buscar alternativas para minimizar os danos causados pela exploração sem controle. O ThinEco é uma tentativa de tornar o computador cada vez mais sustentável”.
André, à direta, mostrando a versão menor do computador